quarta-feira, junho 21, 2006

Fofomeno, ou seria Fenômeno?

Há vários filmes da campanha Joga Bonito da Nike, porém esse é o mais novo e dedicado ao Ronaldo Fofomeno (ops, Fenômeno). Foi feito após a polêmica das bolhas e todas as críticas que o jogador vem recebendo. No final, a Nike (marketeira como é), faz o Ronaldo mandar um "cala a boca" para os críticos.

Assista abaixo ou faça o download aqui [.mpg - 14.1 MB]

Obrigado Bussunda

A Antarctica faz uma homenagem ao comediante Bussunda, garoto propaganda da campanha B.O.A., com um comercial de 30".

O filme foi criado pela AlmapBBDO.

Uma bela homenagem ao comediante que nos fez rir muito com personagens impagáveis e que vai fazer muita, muita falta.

Clique no botão play, abaixo, para assitir.


terça-feira, junho 20, 2006

Sony cria monitor para Post-Its

A Sony anunciou o lançamento de dois novos monitores LCD tela plana para amantes de post-its, aquelas notinhas amarelas auto-adesivas que adornam computadores em escritórios.

Na base dos dois novos monitores existe uma área onde as notinhas podem ser coladas, o que pareceria uma brincadeira de primeiro de abril, se não fosse a época que ela foi divulgada.

Os novos monitores também tem um espaço onde o usuário pode acomodar suas canetas para trabalhos "menos virtuais" como anotações em cada um dos post-its.

Yoshiro Honda, gerente de marketing da Sony Europe, afirmou que "os Post-its se tornaram uma parte importante do cotidiano das pessoas em casa e no escritório". E, segundo ele, os engenheiros da Sony criaram o produto para que este hábito fosse mantido e levado adiante.

As duas versões do monitor, pertecentes a linha "E Series", em 17" e 19" estão disponíveis desde ontem, dia 19 de junho, nas lojas pelo preço sugerido de US$ 274 e US$ 367, respectivamente.

Fonte: Geek

Troféu "João sem braço, campeão do palitinho" para o Galvão Bueno


Galvão Bueno é o alvo preferido em Copa, é nessa época também que se revelam os chavões que ele repete, coisa do tipo "Haja Coração".

A faixa acima, fotografada durante o último jogo contra a Austrália e não mostrada pela TV brasileira (óbvio), mostra bem como anda a paciência da torcida com o narrador.

Mas o imperdoável mesmo em Galvão Bueno é tentar tapar com a peneira o desempenho fraco de Ronaldo até aqui no Mundial. Já no começo da partida contra a Austrália, Galvão dizia que Ronaldo não prometera gol, mas que "iria fazer algo importante" (ok, deu a assistência para o gol de Adriano, mas foi só isso). Ele tentou impor sua visão de que o atacante estava jogando bem, mesmo com as imagens provando o contrário - "Já podemos ver uma evolução, tanto física quanto na vontade dele" - disse galvão em determinado momento. O narrador ignorou inclusive as furadas de Ronaldo, sem tecer um comentário sequer.

O repórter de campo participou da farsa, perguntando o seguinte para Robinho: "Deu gosto ver o Ronaldo voltar a ser o Ronaldo?". O rapper D2 entrou com a trilha sonora da ficção, com sua música de encomenda "Sou Ronaldo" com a seguinte letra: "A minha fome é de bola/A minha sede é de gol/Balança a rede, eu sou Ronaldo".

Para quem também não suporta esse Zeca Pimenteira, visite o site Eu Odeio o Galvão e divirta-se.

quarta-feira, junho 14, 2006

Ronald McDonald

Mágico e malabarista, Ronald McDonald é o personagem símbolo da rede McDonald’s e um velho conhecido das crianças de todos os países onde a marca está presente. Ele promove a rede de fast food em 25 línguas diferentes ao redor do mundo. O personagem foi introduzido em 1963 na cidade de Washington nos Estados Unidos e atualmente conta com uma turma de amigos entre eles Shaky, Papabúrguer e Birdie. Somente em 1967, o McDonald's nomeou-o “embaixador oficial” junto às crianças. No Brasil chegou em 1983. Eles são um chamariz de lucros para a rede de alimentação. Em vários países, Ronald McDonald também tem um Instituto com seu nome, cujo principal objetivo é arrecadar recursos para desenvolver atividades em benefício das crianças e adolescentes com câncer e repassá-los para instituições que se dediquem ao mesmo objetivo. No Brasil, o Instituto Ronald McDonald foi inaugurado em 1999 e funciona no Rio de Janeiro.

Fonte: Mundo das Marcas (copy + paste)

Brasil 1 X 0 Croácia

[clique na imagem para ampliar]

Ronaldo Fenômeno - Gordo, lento e amarelão, parte 3

[clique na imagem para ampliar]

Ronaldo Fenômeno - Gordo, lento e amarelão, parte 2

Ei, Parreira, esse é o lugar do Fenômeno. ACORDA.

[Clique na imagem para ampliar]

Ronaldo Fenômeno - Gordo, lento e amarelão, parte 1

Charges inteligentes e realistas.

[Clique nas imagens para ampliar]



sexta-feira, junho 09, 2006

Tênis-teclado

Um tênis em forma de teclado (ou será um teclado em forma de tênis?) vence a 6º edição do Hong Kong Footwear Design Contest, na China, que aconteceu em abril deste ano.

Detalhe: o fabricante garante que pode ser conectado a um computador e usado como teclado sim!

Fonte: Blogtech

Taiuanês morre após três meses em cybercafé

Mais um caso de morte em um cybercafé asiático foi noticiado recentemente. Agora Hsu Tai-yang, um homem de 37 anos, faleceu de ataque cardíaco após três meses "internado" em um cybercafé, vivendo a base de jogos, cigarro e macarrão instantâneo.

O dono do RS Cyber Café, na cidade de Tamsu, perto de Taipei, revelou que o homem entrou dia 8 de março em suas dependências e não quis sair. A morte teria sido o resultado da combinação da péssima alimentação, falta de sono e também do cigarro.

O caso não é o primeiro do tipo. Na Ásia, o vício pelos jogos massivos online, os famosos MMORPGs tem feito com que jovens passem dias na frente de máquinas, principalmente em cybercafés, tentando conquistar um mundo virtual, o que nem sempre é possível, já que o abuso é tanto que às vezes a jornada acaba no meio do caminho por motivos reais.

Fonte: Geek

Conheça todas as mascotes da Copa do Mundo, de 1966 a 2006

A primeira Copa do Mundo foi em 1930, no Uruguai, mas as mascotes oficiais só apareceram em 1966, na Inglaterra – que elegeu um leão para ser seu símbolo. Desde então, todas as copas tiveram uma mascote. São 11 no total, contando com a deste ano, na Alemanha, que também escolheu um leão como símbolo.

Uma mascote pode ser qualquer coisa. As Copas do Mundo já tiveram mascotes animais, vegetais, humanas e até virtuais, criadas pelo computador. Algumas copas tiveram mais de uma mascote. Conheça todas as mascotes, de 1996 a 2006:


Mascotes: Goleo e Pille
Ano: 2006
País: Alemanha
O que são: um leão com o uniforme da Alemanha, com o número 06 escrito no peito, e uma bola de futebol falante.


Mascotes: Ato, Kaz e Nik
Ano: 2002
País: Coréia/Japão
O que são: criaturas coloridas (Ato é laranja, Kaz é roxo e Nik é azul) geradas por computador. Elas fazem parte do time de futebol “Atmoball”. Ato é o técnico e Kaz e Nik são jogadores. Seus nomes foram escolhidos pelo público.


Mascotes: Footix
Ano: 1998
País: França
O que são: um galo, símbolo deste país, da cor do uniforme da seleção francesa, com o escrito “France 98” no peito. Seu nome é uma mistura de “football” com “ix”, do personagem dos quadrinhos Asterix.


Mascotes: Striker
Ano: 1994
País: EUA
O que são: um cachorro com um uniforme azul, vermelho e branco. Sua camisa tem o escrito “USA 94”.


Mascotes: Ciao
Ano: 1990
País: Itália
O que são: um boneco com o corpo feito de palitos com as cores da bandeira italiana e com a cabeça feita de uma bola de futebol. Em italiano, seu nome significa “oi” e “tchau”.


Mascotes: Pique
Ano: 1986
País: México
O que são: uma pimenta jalapena, típica do México, com sombreiro e bigode mexicanos. Seu nome vem de “picante”, que em espanhol também significa “ardido”.


Mascotes: Narito
Ano: 1982
País: Espanha
O que são: uma laranja, fruta típica da Espanha, usando o uniforme da seleção espanhola. Seu nome vem de “naranja”, que significa laranja em espanhol.


Mascotes: Gauchito
Ano: 1978
País: Argentina
O que são: um garoto usando o uniforme da Argentina e acessórios típicos de um gaúcho, incluindo um chapéu com o escrito “Argentina 78”.


Mascotes: Tip e Tap
Ano: 1974
País: República Federal da Alemanha (ou Alemanha Ocidental – naquela época, o país ainda era dividido em dois)
O que são: dois garotos usando o uniforme da República Federal da Alemanha, com as letras WM (simbolizando a palavra alemã “Weltmeisterschaft”, que significa “Copa do Mundo” em alemão), e o número 74.


Mascotes: Juanito
Ano: 1970
País: México
O que são: um garoto usando o uniforme do México e um sombreiro com o escrito “México 70”.


Mascotes: World Cup Willie
Ano: 1966
País: Reino Unido
O que são: um leão, símbolo do Reino Unido, vestido com a bandeira deste. país

Tênis inteligente


Roupa funcional e inteligente: A perfeita combinação entre a indústria da moda desportiva com a indústria da tecnologia de comunicação. Depois do "Smart shoe" da Adidas, chegou agora a vez da Nike e da Apple surpreenderem o mercado ao lançarem um par de tênis que vem acompanhado de um sensor capaz de calcular a distância percorrida e as calorias queimadas durante o exercício.

O sensor regista esta informação e a transmite para um receptor instalado no iPod Nano.

BMW


Essa campanha da BMW é simples e muito bem resolvida.

Foi criada pela TBWA de Istambul e tem a seguinte assinatura: "That's why we don't have front wheel drives", algo do tipo: Isso é porque nós não temos tração dianteira.

Fonte: The Hidden Persuader

Giant Oliver Kahn

A Adidas representa o amor pelo esporte e a febre que é o maior torneio de futebol do planeta na Alemanha com essa "ponte" do goleiro Oliver Kahn que atravessa a rodovia de acesso ao aeroporto de Munique, cidade sede do jogo de abertura da Copa 2006.

O patrocinador é seu amigo

Um poster bem humorado criado pela agência belga Duval Guillaume para o banco Dexia.

O objetivo é tentar, de uma vez por todas, ensinar aos jogadores de futebol a maneira correta de tratar os patrocinadores.

Fonte: Brainstorm #9

quinta-feira, junho 08, 2006

Bolha de Ronaldo em campanha do Band-Aid

As bolhas dos pés de Ronaldo, que recentemente viraram notícia após fazer o jogador deixar o campo no amistoso contra Nova Zelândia, no último domingo, dia 4, motivaram a criação da nova campanha do Band-Aid. A criação, da McCann-Erickson, foi inspirada pela declaração do departamento médico da seleção "A bolha está cicatrizando. Vai formando uma pele e a gente protege com Band-Aid".

A peça, nas cores verde e amarela, representa a camiseta número 9 da seleção brasileira, posição em que o jogador atua. Na perninha de baixo do número aparece um Band-Aid. A assinatura: "Se depender de nós vai ter gol até de calcanhar", completa.

A criação é de Doriano "Carneiro" Cecchettini e Hugo Veiga, com direção de criação de Adriana Cury, Ana Clélia Quarto, Milton Mastrocessário e Eduardo Hernandez.

Fonte: Meio e Mensagem

Teaser da W/Brasil coloca Cicarelli nua nas ruas

Depois da Juliana Paes ai no post abaixo, é a vez de Daniela Cicarelli.

Desde ontem, quarta-feira dia 07, a W/Brasil investe num ousado teaser colocando a modelo Daniella Cicarelli nua, coberta apenas por uma pequena tarja preta, em empenas de prédios de São Paulo e Rio de Janeiro.

Eu já vi, e causa um belo impacto.

Antarctica + Juliana Paes

Sinceramente não sei se esse anúncio foi publicado. Se foi, o gosto é duvidoso. Deixem suas opiniões.

Mídia: copo

Como diretor de arte eu gostei, e muito.

domingo, junho 04, 2006

Coca-Cola

Imagine uma marca que esteja em todos os lugares do planeta. Uma marca que 99,9% da população mundial conheça. Que dificilmente alguém nunca comprou. A Coca-Cola tem consumidores do Ceará a Budapeste. No mais remoto local deste planeta, você será capaz de achar uma. Esta é a Coca-Cola.

História
Tudo começou em 1886 quando John Pemberton, um farmacêutico da cidade de Atlanta, criou uma bebida que se tornaria outro grande símbolo americano. Da mesma forma que outros inventos mudaram a história, a criação de Pemberton foi motivada pela curiosidade. O farmacêutico, que adorava manipular fórmulas medicinais, ao pesquisar a cura para dores de cabeça criou uma mistura líquida de cor caramelo. Levou a mistura para uma farmácia, a Jaco’s Pharmacy, onde o xarope, misturado à água carbonatada (gasosa), foi oferecida aos clientes, que consideraram a bebida muito especial. A farmácia colocou o copo do produto à venda por US$ 0,05. Frank Robinson, contador de Pemberton, batizou a bebida de Coca-Cola, escrevendo o nome com sua própria caligrafia. Desde então o nome é escrito da mesma maneira. A data oficial do nascimento do produto foi 8 de maio de 1886. Nos primeiros anos foram vendidos aproximadamente 9 copos (237 ml) por dia. Infelizmente, Pemberton era mais um inventor do que homem de negócios. Sem ter a menor idéia que inventara um produto que viria a ser um sucesso mundial, em 1891 vendeu a empresa para Asa Griggs Candler, por aproximadamente US$2.300,00. Candler tornou-se o primeiro presidente da companhia e o primeiro a dar real visibilidade ao negócio e a marca. Asa Candler, um vendedor nato, transformou a Coca-Cola de uma simples invenção em um grande negócio. Descobriu formas criativas e brilhantes de apresentar a nova bebida: distribuiu cupons para incentivar as pessoas a experimentarem o produto e abasteceu os farmacêuticos com relógios, balanças e calendários com a marca Coca-Cola. A promoção agressiva funcionou: a marca estava em todos os lugares. Até 1895, Candler já havia construído fábricas nas cidades de Chicago, Dallas e Los Angeles. A popularidade do refrigerante exigiu novas formas de apresentações que permitiram a mais pessoas apreciá-la. Em 1894, Joseph Biedenharn, um comerciante do estado doMississipi, colocou a bebida em uma garrafa e a ofereceu a Candler, que não ficou muito entusiasmado com a novidade. Apesar de ser um homem de negócios inovador e brilhante, não podia imaginar, na época, que o segredo do sucesso da Coca-Cola estaria em garrafas portáteis que os consumidores pudessem levar a qualquer lugar. Tanto que cinco anos depois, em 1899, por apenas U$1, vendia os direitos de exclusividade para engarrafar e comercializar a bebida aos advogados Benjamin F. Thomas e Joseph B. Whitehead. A imitação pode ser a forma mais explícita de se demonstrar admiração. Mas a The Coca-Cola Company não ficou satisfeita com a proliferação de bebidas similares à sua, na esteira do sucesso de seu refrigerante. Era um grande produto e uma grande marca: deveriam ser protegidos. Então, foram elaboradas propagandas dando ênfase à autenticidade da Coca-Cola, sugerindo aos consumidores que exigissem o legítimo e não aceitassem nenhum substituto. A empresa também decidiu criar um novo formato de garrafa para dar aos consumidores maiores garantias de estarem tomando a Coca-Cola original. Em 1916, a Root Glass Company, uma empresa da cidade de Indiana, iniciou a fabricação da famosa garrafa “Contour”. A embalagem foi escolhida por causa de sua aparência atrativa, design original e pelo fato de, mesmo no escuro ou de olhos vendados, o consumidor poder identificar o produto. A The Coca-Cola Company cresceu rapidamente e se expandiu por todo os Estados Unidos, atravessando as fronteiras, com seus produtos chegando a Cuba (1906), Porto Rico, França e outros países. Talvez ninguém tenha causado tanto impacto na The Coca-Cola Company como Robert Woodruff. Seu pai comprou a empresa de Candler em 1918 e Robert assumiu a presidência cinco anos depois. Foi Candler quem introduziu a marca no mercado americano. Mas foi Woodruff quem consolidou a marca e a liderança do produto em todo o mundo, durante os 60 anos em que ficou no comando da empresa. Woodruff viu muitas oportunidades de expansão, conquistando novos mercados com campanhas inovadoras: a Coca-Cola viajou com a equipe americana para a Olimpíada de Amsterdã (em 1928), seu logo foi estampado nos trenós de corridas de cachorro no Canadá e nas paredes das arenas de touros, na Espanha. Em 1927 lançou o primeiro Spot em rádio. Alavancou o desenvolvimento e a distribuição dos produtos através da embalagem Six-Pack (6 unidades), das geladeiras horizontais e outras inovações que tornam a marca ainda mais fácil de ser apreciada e reconhecida. Quando ficou claro a preferência das donas de casa pelas embalagens Six-Pack, a empresa enviou mulheres de porta a porta para instalar gratuitamente um abridor de parede com a marca Coca-Cola. Em 1941 a palavra COKE apareceu pela primeira vez em seu comercial. Nesse mesmo ano, os Estados Unidos entram na Segunda Guerra Mundial, enviando milhares de homens e mulheres para as frentes de combate. A marca acompanhou esses combatentes, pois Woodruff determinou que o produto fosse vendido a US$ 0,05 para todo soldado norte-americano onde quer que esteja, em qualquer parte do mundo, não importando o quanto isso custaria à empresa. Durante a guerra os europeus experimentaram a bebida. Quando a paz voltou a reinar, a Coca-Cola já tinha muitos negócios pelo mundo. A visão de Woodruff, de que uma Coca-Cola deve estar sempre ao alcance das pessoas, foi se tornando uma realidade. Em 1950 foi o primeiro produto a aparecer na capa da prestigiada revista TIME. Em 1960 a embalagem lata foi introduzida no mercado com grande sucesso. Em 1964, a primeira lata com anel para abertura superior foi introduzida. Depois de 75 anos de sucesso absoluto com a marca Coca-Cola, a empresa decidiu expandir seus negócios, lançando novos produtos como Sprite (1961), TAB (1963) e Fresca (1966). A presença da companhia no mundo cresceu rapidamente. A propaganda, que sempre foi uma parte muito importante do negócio, tornou-se a sua alma nos anos 70, refletindo a perfeita sintonia da marca com a alegria de viver e a liberdade. Em 1970, pela primeira fez a famosa “Onda” apareceu no logotipo da marca, inspirada nas curvas da fruta do cacau. O apelo internacional do produto foi concretizado em um comercial no ano de 1971, no qual um grupo de jovens, de todas as partes do mundo, se juntava no pico de uma montanha na Itália para cantar “Like to Buy the World a Coke” (em tradução livre, significa “Gostaria de Comprar uma Coca-Cola para o Mundo”). Em 1978, a The Coca-Cola Company foi à única empresa a ter permissão de vender refrigerantes na República da China.

Nos anos 80, época em que se iniciou o chamado culto ao corpo, foram anos de mudanças e transformações na empresa. Em 1981, o cubano Roberto C. Goizueta, que deixara seu país em 1961, após a revolução, tornou-se CEO da companhia. Ele organizou as inúmeras fábricas engarrafadoras dos Estados Unidos em uma única empresa, a Coca-Cola Enterprises Inc. Em 1982 foi lançada a Diet Coke que, em 2 anos, tornou-se a bebida de baixa caloria mais conhecida do mundo e a segunda de maior sucesso depois da própria Coca-Cola. Outra iniciativa de Goizueta foi à mudança do sabor da Coca-Cola, em 1985, a primeira alteração na fórmula em 99 anos. Na fase de testes, as pessoas demonstraram gostar muito do novo sabor. No mundo real isso não aconteceu, pois havia uma relação emocional muito forte com a fórmula original. Os consumidores pediram o retorno da antiga fórmula. Não faltavam críticas dizendo que foi o maior erro de marketing da história. Mas Goizueta tinha o poder de transformar limão em limonada. A fórmula original retornou ao mercado como Coca-Cola Classic e o produto começou a aumentar a liderança em relação à concorrência. Ainda em 1985 a marca introduziu o refrigerante de cola com sabor de cereja chamado Cherry Coke. Foi nesta década de teve início à famosa “Cola Wars” (Guerra das Colas), uma batalha de marketing e propaganda entre a marca e sua principal rival Pepsi-Cola. Em 1993 o famoso “Urso Polar” apareceu na propaganda do produto pela primeira vez. No ano de 2001 a Coca-Cola tinha 43.7% de market share contra 31.6% da arqui-rival Pepsi. No ano seguinte foi a vez da Vanilla Coke debutar no mercado americano.

Criando Uma Lenda
No ano de 1931 a Coca-Cola criou a imagem do atual Papai-Noel, personagem mais conhecido do mundo, para tentar conquistar um público mais jovem. As cores da marca, vermelha e branca, foram utilizadas pelo artista Haddon Sunblom, que inspirado em seu grande amigo, Lou Prentice, desenhou o personagem que seria utilizado em uma campanha publicitária natalina.

Grandes Slogans
A Coca-Cola sempre teve ao longo de suas história slogans marcantes como: “Drink Coca-Cola” (1886), “Real satisfaction in every glass” (1911), “The Pause that Refreshes” (1929), “Coca-Cola, making good things taste better” (1956), “It’s the Real Thing” (1970), “I’d like to Buy the World a Coke” (1971), “Have a Coke and a Smile” (1979), “Catch the wave” (1986), “Taste it all” (1993), “Always Coca-Cola” (1993), “Coca-Cola Enjoy” (2000).

Logotipos


Curiosidades
> Em 1886, a Coca-Cola surgia como um sabor refrescante único em uma farmácia de Atlanta. Por várias gerações tem estado associada a momentos e lugares especiais e aos mais simples prazeres da vida. Essa é a magia da marca que, hoje, em seu segundo século de existência, quer continuar levando essa magia para todos os lugares, através de suas mais de 230 marcas, em mais de 200 países ao redor do mundo.

> A cada 10 segundos, 126 mil pessoas tomam um dos produtos da empresa.

Fonte: Mundo das Marcas
(copy + paste)