terça-feira, julho 04, 2006

Blockbuster

A palavra Blockbuster pode ser traduzida como “arrasa quarteirão” e tem sua origem na II Guerra Mundial, quando foram desenvolvidas pela primeira vez, bombas com a capacidade de destruir (bust) um quarteirão (block) inteiro. Pouco depois, Hollywood conhecia seus dias de esplendor e os filmes que levavam multidões aos cinemas foram batizados com muito bom-humor de “blockbusters”. E a palavra permaneceu como sinônimo de grandes sucessos. E a rede de locadoras de vídeos é isso mesmo: um enorme sucesso.

História
A Blockbuster abriu sua primeira loja em 1985 na cidade de Dallas, estado americano do Texas, pelas mãos de David Cook, numa época em que a locação de vídeos era um negócio relativamente novo. Em dois anos de atuação no mercado, já era uma rede com 19 lojas. Foi nesse período que a empresa experimentou sua maior mudança. Foi instituído o conceito de big stores como uma filosofia diferente, criando um ambiente familiar e totalmente inovador. Seu criador e idealizador, David Cook vendeu a rede dois anos depois de fundada para o milionário Wayne Huizenga, que fez sua fortuna no ramo da limpeza urbana. Foi ele quem começou a expansão internacional e transformou a empresa no gigante que é hoje. Mudou o escritório central de Dallas para Fort Lauderdale, encerrando o ano com mais de 100 lojas abertas.

Em 1988 lançou o famoso Solgan “Wow! What a Difference”. Em 1989 entra no mercado Europeu ao adquirir a loja The Ritz Chain em Londres. Começou a década de 90 abrindo sua 1° loja em Porto Rico e lançando o sistema de franchise para desenvolver lojas na Austrália. Em 1994 a empresa foi comprada pela poderosa Viacom por US$ 8.4 bilhões, encerrando o ano com mais de 4.500 lojas abertas. Em 1997 colocou em teste a venda de DVD nas lojas de San Francisco e Richmond. No ano seguinte a empresa lançou a famosa campanha “Go Home Happy” visando a satisfação total do cliente, oferecendo mais cópias por títulos de filmes.

Curiosidades
> Quase 3.2 milhões de pessoas passam pelas 8.000 lojas Blockbuster diariamente em todo o mundo.


> A rede possui mais de 70 milhões de associados em todo mundo.

Fonte: Mundo das Marcas
(copy + paste)