quinta-feira, agosto 24, 2006

Desenhos de Hanna-Barbera cortam cenas com fumantes

A Turner Broadcasting começou a vasculhar mais de 1.500 desenhos animados clássicos, de Hanna-Barbera, entre eles "Tom e Jerry", "Os Flintstones" e "Scooby-Doo", para cortar cenas que "glamourizam" o ato de fumar.

A atitude foi motivada por uma queixa de um espectador, feita à Ofcom, orgão regulamentador britânico, por cenas exibidas em dois episódios de "Tom e Jerry", veiculados no canal Boomerang, da Turner Broadcasting, que, por sua vez, pertence à Time Warner Inc. O espectador considerou as cenas inapropriadas a um desenho animado voltado ao público infantil.

No primeiro episódio mencionado, "Texas Tom", o gato Tom, para impressionar uma gata, enrola, acende e fuma um cigarro usando uma mão só. No segundo, "Tennis Chumps", o adversário de Tom numa partida de tênis, fuma um charuto.

Só não serão necessariamente cortadas cenas em que um vilão seja mostrado fumando cigarros ou charutos.

Cerca de 56% do público do canal Boomerang tem entre 4 e 14 anos de idade.

Não é a primeira vez que famosos personagens de desenhos animados são obrigados a parar de fumar. O cartunista belga Maurice de Bevere substituiu por uma folha de grama o cigarro que seu personagem mais popular, Luky Luke, não tirava da boca, o que lhe valeu um prêmio da Organização Mundial da Saúde, em 1988.

Fonte: CCSP