sexta-feira, agosto 11, 2006

Maggi - Galinha Azul

Durante um longo período, o segmento de caldos de galinha para enriquecer o sabor de alimentos, com produtos vendidos na forma de tabletes, foi explorado e disputado por duas grandes marcas: o caldo Maggi e o caldo Knorr. As marcas também eram concorrentes no segmento de caldos de carne e de sopas semiprontas. Na década de 80, com produtos semelhantes, sem diferenciais identificáveis, oferecendo os mesmos benefícios para o consumidor, coube a Nestlé e a sua agência de propaganda na época, a Norton Publicidade, encontrarem uma estratégia de comunicação inteligente, criando um diferencial para os caldos de galinha Maggi, a partir de uma idéia simples e criativa: se ambas as marcas exploram a galinha por ser um dos fatores que mais influenciavam a decisão de compra, porque não desenvolver um símbolo diferente baseado nela? Por que não criar a “Galinha Azul”, uma galinha nobre, que, além de ser especial (sangue azul), ainda pudesse, pelas suas características, proporcionar um excelente “gancho” para estimular a lembrança da marca. Surgiu o personagem e o slogan “O CALDO NOBRE DA GALINHA AZUL”, que viriam a se transformar em um dos casos de maior impacto e sucesso na comunicação brasileira. Uma galinha azul. Pode? Sim. Não só pode como aconteceu e até hoje ainda está na cabeça da maioria das pessoas. Os resultados obtidos com a campanha Galinha azul permitiu aos caldos de galinhas Maggi um aumento nas vendas e no índice participação de mercado consideráveis.

Fonte: Mundo das Marcas (copy + paste)