quarta-feira, agosto 02, 2006

Diesel

A marca DIESEL, preferido dos “descolados” do mundo inteiro, tornou-se um ícone da moda fashion, principalmente em virtude de seus famosos jeans.

História
A marca DIESEL foi criada pelos italianos Renzo Rosso e Adriano Goldschmeid, este último dono de uma confecção, no ano de 1978. O nome foi escolhido porque a palavra significava exatamente a mesma coisa em qualquer lugar do mundo e podia ser pronunciada da mesma forma em diversos idiomas, uma indicação mais que clara das aspirações internacionais da marca. A DIESEL foi oficialmente lançada no mercado em 1979 através de sua coleção masculina. Na década de 80 a marca teve um crescimento explosivo dentro do mercado italiano. No ano de 1985 Renzo Rosso se tornou o único dono da marca ao comprar a parte de seus sócios, se tornando o grande homem por trás da DIESEL. Foi deste momento em diante que a marca começou um crescimento muito grande. As linhas e coleções femininas foram lançadas em 1989. Dois anos depois a marca iniciou sua expansão internacional com o slogan “For Successful Living”. Outras expansões da DIESEL foram as submarcas 55DSL, uma linha de roupas despojadas e arrojadas, e a DISEL Kids. A marca é muito conhecida por seus catálogos, extremamente radicais e arrojados. Estrelas como Tom Cruise e Dennis Quaid são alguns dos famosos fãs da marca italiana. A marca de jeans mais cobiçada da atualidade e admirada por gente como Bruce Willis, Gisele Bundchen e Karl Lagerfeld, que tem sede na cidade de Molvena, norte da Itália, está presente em mais de 80 países com cerca de 200 lojas próprias, controla 12 subsidiárias na Europa, Ásia é América, empregando mais de duas mil pessoas. A marca tem Flagship Stores (lojas âncoras) New York, Londres, San Francisco e Roma, além de lojas menores em cidades como Santa Monica, Paris, Antuérpia e Tóquio.

Curiosidades
• Hoje, 85% de suas receitas vêm do exterior, sobretudo dos Estados Unidos, da Inglaterra e do Japão.

• A marca foi incluída no ranking das mais luxuosas do mundo, ao lado de BMW, Rolex e Chanel.

• O seu jeans, com 20 modelos, 30 lavagens e produzido numa única fábrica na Itália, continua sendo para poucos que gastam muito.

• As campanhas publicitárias, que em 2002 consumiram US$ 40 milhões, são sempre irônicas, delirantes. Mostram negros africanos milionários tomando champanhe e comendo caviar em limusines. Ou pregam a juventude eterna em anúncios em que modelos de “120 anos” com pele de boneca dão a receita da longevidade.

• Em 1994, Rosso comprou o decadente Pelican Hotel, de Miami, e o inaugurou quatro anos depois, todo decorado pela equipe de estilistas da Diesel. Com quartos extravagantes e diárias de até US$ 440, o Pelican vive lotado. É lá que a família Rosso (seis filhos de dois casamentos) passa as férias de verão.

Fonte: Mundo das Marcas (copy + paste)