segunda-feira, julho 10, 2006

Vodka Absolut

Ela não usa rótulo. Sua garrafa é transparente. Seu nome está inscrito, como tatuagem, direto no vidro da garrafa. Vem de um país sem muita tradição em vodca. Ela é a Absolut Vodka. Uma marca que se tornou cult no mundo inteiro.

História
Sua história começou em 1879 quando Lars Olssom Smith, conhecido como “The King of Vodka” (O Rei da Vodca), que controlava um terço da produção da bebida na Suécia, introduziu no mercado um novo tipo de vodca chamada “Absolut Rent Branvin” (Absolut Pure Vodka), produzida utilizando um revolucionário método de destilação chamado retificação. A vodca era vendida somente em uma loja aberta perto da destilaria de Lars Smith na ilha de Reimershome. A Absolut Vodka foi exportada pela primeira vez somente em 1979 para os Estados Unidos lançada primeiramente na cidade de Boston e depois em New York, Chicago, Los Angeles e San Francisco. Até então o mercado americano era dominado pela vodca russa Stolichnaya, que detinha 80% de market share. Porém era exatamente aí que os suecos queriam fincar o pé. Foram ousados, desembarcaram em solo americano com aquela garrafa esquisita, de pescoço curto vinda de um país sem a menor tradição em vodca. No primeiro ano a Absolut Vodka vendeu quase 90 mil litros no mercado americano. Em 1984 a marca já estava presente em 18 países ao redor do mundo, alcançando a liderança do mercado de vodca nos Estados Unidos em 1985. A famosa propaganda “Absolut Perfection” foi introduzida pela primeira vez em 1980, chegando a veicular quase 700 peças. No ano seguinte foi introduzido o slogan “The Absolut Bottle”. A famosa história da ABSOLUT ART teve início em 1985 com o artista Andy Warhol que pintou uma garrafa da vodca para um comercial. O anúncio foi um verdadeiro sucesso e até os dias de hoje, cerca de 350 artistas já pintaram seus trabalhos nas garrafas de ABSOLUT, entre eles o brasileiro Romero Britto. Em 1989 alcançava a posição de terceira marca de vodca mais consumida do mercado americano. Desde a década de 80 a empresa vem diversificando sua linha de produtos com lançamentos como a ABSOLUT PEPPAR em 1986, ABSOLUT CITRON em 1988, ABSOLUT KURANT em 1992 e ABSOLUT MANDRIN em 1999. Em 2003 a empresa introduziu no mercado a ABSOLUT VANILLA.

A Garrafa
A garrafa da Absolut Vodka foi baseada em uma garrafa medicinal vista por Gunnar Broman na cidade de Estocolmo. O primeiro protótipo foi feito em plástico, possuía o gargalo extremamente curto e o corpo bojudo. O texto impresso na garrafa foi escrito à mão por Kotte Jönsson. No começo o texto dizia

“This superb vodka is made from the grains grown in the rich fields of southern Sweden. Distilled at the famous old distilleries near Åhus. It has been purified 10 times in accordance with traditions dating to the year 1498. In perfecting Sweden’s national refreshment, it has become better known by the name Absolut rent Brännvin, Absolut Vodka.”

A tampa era de metal colorida, porém a idéia inicial era de ser apenas uma rolha.

Inigualável
O sucesso da marca pode ser explicado por uma série de razões, mas sem dúvida a principal foi a propaganda. No início da década de 80 a empresa criou a mais contagiosa, esteticamente sofisticada e inteligente campanha de mídia impressa da propaganda mundial. Nunca fez televisão, rádio ou cinema. Sua comunicação começou em Manhattan com outdoors em caminhonetes que circulavam pela cidade. Depois, ocupou as revistas cult, de moda e comportamento. Com uma concisão rara, em que a garrafa e a marca são o centro de tudo e a razão de ser das sacadas publicitárias, a campanha era universal, podendo ao mesmo tempo ser adaptada para qualquer mercado, país ou tema. A campanha já tem duas décadas e não deverá ter fim.

Curiosidades
• A ABSOLUT é a segunda marca de vodca mais consumida do mundo, estando presente em mais de 125 mercados.

• Somente nos Estados Unidos são consumidos anualmente cerca de 67.3 milhões de litros.

• Cerca de 450 mil garrafas são produzidas diariamente, sendo que cada garrafa de ABSOLUT é produzida somente na destilaria em Ähus localizada ao sul da Suécia.

Fonte: Mundo das Marcas (copy + paste)