segunda-feira, julho 31, 2006

MTV é acusada de estimular o voto nulo

A MTV, emissora do Grupo Abril, está sendo acusada de fazer campanha pelo voto nulo ao exibir uma vinheta, no ar há um mês, em que recomenda à sua audiência que "prepare seu saco, os ovos e os tomates", porque vem aí a propaganda política, que chama de "inútil", "marqueteira" e de "papo-furado".

O prefeito do Rio, Cesar Maia (PFL), publicou em seu "Ex-Blog" um link para vídeo com a vinheta que ele mesmo colocou no site Youtube. "Parece-me completamente inconstitucional agredir todos os candidatos e fazer campanha de voto nulo para a juventude", escreveu Maia. À Folha, Maia informou que o PFL levaria o vídeo ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A vinheta, que critica tanto o governo (pela corrupção) e a oposição ("pensa que todo mundo é idiota") deverá continuar no ar até as eleições. A MTV também apresentará videoclipes de músicas de protesto após o horário eleitoral.

A MTV nega que esteja "incitando o voto nulo com a vinheta". "A empresa está amparada pelo direito de liberdade de expressão e informação conforme rege nossa Constituição. Inconstitucional seria a MTV não poder expressar a sua reprovação frente à situação política atual", disse em nota. Ex-ministro do TSE, o advogado Torquato Jardim (que hoje assessora partidos), diz que não há ilegalidade: "É livre expressão do pensamento".