sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Quanto cobrar por um trabalho?

Uma das coisas mais difíceis na hora de pensar em um trabalho é saber quanto cobrar por ele, e isso não é uma questão de “feeling”. Quanto vale na realidade a hora trabalhada?

Se você sair cobrando por aí de acordo com o seu “feeling”, pode ser que no final do mês você acabe “feeling” no bolso o estrago de não ter o dinheiro que você precisa.

“E se eu cobrar demais? Melhor pra mim!”. Se você for pelo feeling e cobrar demais, suas chances de perder o cliente para alguém que cobrou corretamente e MENOS do que você são bastante grandes.

Pelo sim, pelo não, cobre direito.

A melhor maneira de se cobrar um trabalho, seja como pessoa física ou como empresa, é baseando seu preço com base na estimativa de horas necessárias para desenvolver o projeto.

Não há tabela de preços, valor de mercado, média que possa responder corretamente a essa pergunta. Cada profissional, cada empresa e cada projeto, vão ter valores diferentes.

A saída é mesmo o preço baseado na estimativa de horas necessárias para a execução do projeto.

Portanto se vamos cobrar por hora, precisamos, antes de tudo, estabelecer o quanto vale essa nossa HORA. Para isso, antes precisamos saber o quanto você (ou sua empresa) CUSTA por mês.

Vamos levar em consideração os seguintes itens. A lista abaixo é apenas uma sugestão, feita para pessoas físicas. Procure fazer a que melhor se adapte à sua realidade.

- Mora sozinho? Qual é o seu custo fixo para MORADIA (luz, gás, água, comida, supermercado, aluguel, TUDO).

- Tem carro? Quanto gasta com ele? Não tem? Quanto você gasta para TRANSPORTE?

- Some o que você gasta com plano de saúde, dentista, quanto você gasta com SAÚDE.

- Quanto você gasta pra se DIVERTIR (cinema, balada, comer fora, viajar).

- Você tem plano de previdência? Quanto você economiza por mês para sua aposentadoria? Lembre-se de economizar sempre alguma coisa para aqueles dias sem trabalho. Quanto você planeja ECONOMIZAR por mês.

- Adicione aqui todo e qualquer outro gasto fixo que você conseguir lembrar.

- Lembre-se dos IMPOSTOS que você precisa pagar e que serão descontados do que você cobrar (a carga varia de cidade pra cidade, mas coloque como base algo perto de 25% se você for pessoa física, ou 20% se for pessoa jurídica, empresa).

Some tudo isso. Não se preocupe com o valor final. Isso é, realmente, o que você PRECISA e QUER pra viver todo mês.

Agora pegue este valor e divida ele por 160. Oito horas por dia é a média de horas trabalhadas no Brasil. 8 x 20 dias por mês (5 dias por semana x 4) é igual a 160. A idéia é simples: se você tiver trabalho durante o mês inteiro, você vai ter dinheiro para tudo o que você precisa. Pronto, você tem o valor da sua hora de trabalho.

O último passo: estime quantas horas você vai levar para fazer determinado trabalho e multiplique pelo valor da sua hora. Parabéns! Você acaba de fazer um orçamento!

Mais algumas dicas.

Poucos clientes gostam de receber a conta depois. Eles querem PAGAR depois, mas querem saber quanto vai custar ANTES. Portanto, como é difícil a gente estimar corretamente quantas horas vamos levar para um projeto, coloque uma margem de segurança de uns 10 ou 20% a mais no número de horas que você imaginou.

Lembre-se também que, em toda negociação, é importante haver alguma margem para o 'choro' do cliente. Esse desconto que o seu cliente vai te pedir, não pode ser muito maior do que 10%. Se você oferecer mais do que isso e trabalhar as horas que propôs, no final do mês você vai ter menos dinheiro do que precisa pra viver. Lembra?

“E se o cliente ainda estiver achando caro? Não vou pegar o job?” Nesse caso, apresente uma 'redução de escopo'. Ofereça uma solução que leve menos horas e que, portanto, vai sair mais barata para o cliente. Se você trabalha menos horas pelo mesmo valor hora, o job vai sair mais barato e você poderá vender o resto das suas horas do mês para outro cliente. Sem prejuízos para nenhum dos lados...

;-)


Por Michel Lent Schwartzman

2 Comments:

At 16/12/10 15:51, Blogger Jhonatas Franco said...

Esse cálculo é muito subjetivo e seria difícil determinar um valor exato. Farei eu mesmo, de acordo com o que já estudei e com o que considero justo.

Como cada caso é um caso mas temos que ter um valor fixo, fiz alguns cálculos que explicam os valores que vou passar para vocês agora.

São muitas variáveis que devem ser levadas em conta. Separei as cinco que considero principais:

1) Tempo (o principal, que determina todos os outros);
2) Custo para a Empresa (todos os gastos ou perdas de ganhos da empresa com isso);
3) Importância de cada trabalho (quais serão mais utilizados);
4) Temporalidade (quanto tempo cada um será usado);
5) Importância do cliente (quais farão mais, quais farão menos e quais desses trarão uma visibilidade maior para as empresas - contratante e contratada);

Falarei de um por um:

1) Tempo
É determinado pelo grau de dificuldade de se conseguir as informações necessárias para se brifar e, posteriormente, realizar o trabalho. Mais difícil, mais demorado, portanto mais caro. Simples assim.
Podemos dividir em três grandes variáveis:

1 - Fácil: R$5,00
2 - Médio: R$7,50
3 - Difícil: R$12,00


2) Custo para a Empresa
Suponha que o funcionário ganhe R$600,00 por mês. Dessa forma, ele recebe cerca de R$3,40 por hora para realizar as suas funções. Como esse é um trabalho à parte, sugiro que esse valor seja dobrado: R$6,80. Além disso, ele utiliza, muitas vezes, o computador da empresa, suas dependências, água, luz, etc. Dessa forma, acredito que o valor deva ser fixado em R$8,00.

Valor por hora: R$8,00 - (não se cobra hora quebrada. Após 10min, conta-se uma hora a mais)

3) Importância de cada trabalho:
Apesar de muitas vezes darem o mesmo trabalho, materiais com importância diferentes têm que ter valores diferentes. Não dá pra cobrar o mesmo por um spot de rádio, que será veiculado por 20 dias, e por um release, que é permanente, único (apesar de sofrer algumas alterações). Sugiro que fixemos os valores da seguinte forma:

Release: R$ 50,00
Spot Rádio: R$ 15,00
Comercial TV: R$ 35,00
Notícia Site: R$ 5,00

 
At 23/2/11 21:09, Blogger JZN said...

Vixxi eu hen!!! rsss eu faço o seguinte nos meus contratos baseado em um orçamento, suponhamos que o orçamento da um valor R$ 5,000,00 EU COLOCO 20% QUE É = R$ 1.000,00.
Isso para uma campanha pequena, más isso tem de ser acertado no contrato.
más sempre vale sobre a mercadoria rssss.... se uma campanha custa R$ 2.000,00 É BEM JUSTO QUE VC COBRE PELO MENOS UNS 50% FIXO DARIA UNS TRES MIL BRUTO.OLHOMETRO....
PAU A PAU HUSHUSHSUSUSH.

 

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