sábado, janeiro 07, 2006

Página Dupla

Essa campanha foi criada pela Colenso BBDO da Nova Zelândia para o estúdio do fotógrafo Julian Wolkenstein, especializado em fotografia publicitária. Ela brinca com um detalhe, ou melhor, uma dificuldade tão característica, que é impossível não achar graça. Porém, é uma campanha tão segmentada, que só vai entender a piada quem é diretor de arte ou já criou algum anúncio de página dupla para uma revista.

Quando se faz um anúncio de página dupla, é preciso calcular a área que será consumida pela dobra da revista. Geralmente o que se faz nesse tipo de peça, e deixar um espaço de alguns centímetros entre os elementos que ficam entre a primeira e a segunda página, bem no centro, para que parte texto e da imagem não sumam dentro da dobra.

Com o texto é fácil resolver. Você aumenta o espaçamento entre uma palavra e outra e evita que ela caia bem em cima da dobra. Já com uma foto, o trabalho fica mais difícil e se uma parte importante da imagem ficar na dobra, pode prejudicar a leitura.

Então, não seria bom que esse problema fosse resolvido já na hora de tirar a foto? É justamente essa a idéia dessa campanha da Colenso: mostrar que o fotógrafo Julian Wolkenstein é tão especializado em publicidade, que se preocupa com a questão da dobra desde o primeiro momento e, dessa forma, facilita a vida dos diretores de arte.

Para demonstrar essa idéia, os anúncios trazem fotos corriqueiras onde as pessoas no meio da imagem ficam completamente espaçadas uma das outras. Mais divertido ainda é observar os detalhes. Como na foto da classe escolar, onde até as palavras escritas no painel estão separadas. Ou na foto do torneito da terceira idade, onde uma das alças do trófeu está com a senhora do outro lado da página.

A assinatura dos anúncios diz apenas: "Julian Wolkenstein. Fotógrafo Publicitário". Simples e genial.

A campanha foi premiada com Prata no CLIO Awards 2004.