sábado, janeiro 07, 2006

Compassion? We need your money

Quando se quer chocar as pessoas, muito se pensa em exibir imagens fortes, desgraças explicítas e toda sorte de fatos e acontecimentos sádicos. Mas quando se vê essa campanha da World Vision, percebemos que é possível conseguir muito mais sem apelação alguma.

Criados pela DDB Berlin, esses três anúncios falam sobre a fome na África e para isso usam apenas uma ilustração com traços simples, beirando o infantil. Mas não se engane, essa estilização consegue transtornar mesmo assim. Isso porque tocam numa ferida e em atos que as pessoas praticam diariamente.

Cada desenho simboliza uma forma de compaixão, mas que não resulta em atitude alguma. No primeiro, um homem embala balõezinhos de "sinto muito" e envia para as crianças. Lá, elas brincam e comem os balões.

No outro, uma mulher vê na televisão uma matéria sobre a fome. Suas lágrimas são enviadas através de uma magueira para a África, onde são usadas para regar cenouras. O último mostra um cantor que canta em homenagem as crianças famintas, e as notas musicais são colhidas como frutos de uma árvores.

Alguma semelhança com a realidade?


A assinatura da campanha diz na lata: "It would be great if compassion could help. But we need your money." (Seria ótimo se a compaixão pudesse ajudar. Mas nós precisamos do seu dinheiro.)

Conceito, direção de arte e redação perfeitas. Cannes 2006 está logo aí, mas o Ouro no Eurobest 2005 essa campanha já levou.



Fonte: Brainstorm #9