segunda-feira, dezembro 12, 2005

Boas idéias tendem a surgir na cama, diz estudo

Cama, mais do que o escritório ou a sala de aula, pode ser o solo onde florescem as grandes idéias, segundo dados de uma nova pesquisa realizada na Grã-Bretanha.

Quase uma em cada três pessoas entrevistadas pela Agência de Desenvolvimento do Leste da Inglaterra diz que sua atividade cerebral na área criativa melhora quando está na cama.

Apenas 6% das mulheres e 17% dos homens disseram que têm boas idéias no local de trabalho, diz a pesquisa.

Aparentemente, estar em um ambiente para relaxamento pode ser a chave do sucesso em termos de criatividade.

Richard Wiseman, professor de psicologia, diz que "esses novos resultados ilustram como nossa mente com freqüência é mais criativa quando relaxamos e ficamos um tempo longe das pressões cotidianas".

"Em nossos sonhos, produzimos combinações originais de idéias que podem parecer surreais, mas que, de vez em quando, resultam em uma solução incrivelmente criativa para um problema importante", disse Wiseman.

O relatório também sugere várias formas para empresas estimularem a criatividade de seus empregados sem ter que colocar camas no local de trabalho.

Decorar o escritório com flores e plantas é uma das táticas sugeridas. Também fala-se no estabelecimento de uma sala para "criatividade" e de alimentos e bebidas disponíveis para contribuir para criar um ambiente mais informal.

Cerca de 70% dos entrevistados se consideram pessoas com boas idéias. Mas o que exatamente vem a ser uma boa idéia mostrou-se algo variável.

O saquinho de chá, surgido há cem anos, foi considerado uma grande invenção por 26% dos homens pesquisados.

O pão fatiado obteve aprovação de 25%.

Mas 50% das mulheres consideram o chocolate e o sutiã as melhores invenções.

Mais de quatro em cada dez pessoas que participaram da pesquisa consideram a lâmpada uma das invenções de maior impacto, deixando para trás computador, carro e telefone celular.

Fonte: BBC