quinta-feira, novembro 03, 2005

Titanium Lions voltará à origem em 2006

A categoria Titanium Lions, que voltou a ser premiada na última edição do Festival Internacional de Cannes, passará por mudanças em 2006. O jornal O Estado de S.Paulo, representante do evento no Brasil, enviou comunicado ao mercado para esclarecer as novas definições.

Após consulta, os organizadores do festival vão deixar de lado a idéia de premiar a "comunicação integrada". A categoria volta à sua origem, quando foi criada por Dan Wieden e inicialmente lançada em 2003 para premiar conceitos inovadores no mundo da publicidade e marketing. A idéia é transcender descrições como "integração" para qualificar uma campanha.

Assim, em 2006, as inscrições não estarão restritas a um número determinado de execuções ou tipos de canais, mas, como antes, não haverá limite à mídia utilizada. Por exemplo, é possível que haja uma grande idéia de mídia que somente utiliza um canal, mas se a idéia for forte, ela poderá concorrer. Além disso, diferentemente do ano passado, não haverá categorias no Titanium Lions. O objetivo do prêmio é reconhecer, sobretudo, a "idéia criativa".

O júri multidisciplinar poderá outorgar tantos Titanium Lions quanto julgar adequado, mas espera-se que não sejam muitos, pois a premiação é exigente. O Titanium Grand Prix permanecerá inalterado, mas compreende-se que este prêmio seja concedido ocasionalmente, talvez um em alguns anos.