quinta-feira, novembro 03, 2005

Estudantes alemães testam vida em microcasa de 7 m²

Uma microcasa criada pelo arquiteto britânico Richard Horden está sendo testada por estudantes em Munique, na Alemanha.

A casa tem dois quartos, uma sala, uma sala de jantar, uma cozinha e um banheiro em apenas 7,3 m² (2,7 metros por 2,7 metros).

A casa já está sendo considerada por autoridades britânicas como uma forma de lidar com a falta de acomodações a curto prazo.

Também pode ser usada como uma casa independente para familiares idosos ou adolescentes, pois pode ser instalada em um jardim.

A estrutura foi projetada usando idéias de 200 estudantes de arquitetura e um pequeno vilarejo está sendo instalado no campus da Universidade de Munique.

A universidade quer testar as novas casas, já que tem 90 mil estudantes e apenas 10 mil apartamentos em seu alojamento. A universidade já tentou usar contêineres para abrigar seus estudantes, mas as novas casas são menores, metade do tamanho de um contêiner.

Dentro do cubo, o hall de entrada também pode servir como chuveiro e vaso sanitário.

Uma cama de casal está embutida na sala que, em segundos, pode se transformar em sala de jantar para quatro pessoas ou mesmo em um segundo quarto.

As cadeiras podem ser transformadas em armários, e também podem ser retiradas para criar um espaço, na qual três ou quatro pessoas podem dançar, pois há um sistema de som embutido na casa.

Os arquitetos responsáveis pelo projeto dizem que as microcasas são pequenas demais para que uma pessoa possa viver permanentemente, mas pode oferecer tudo o que uma pessoa precisa por alguns meses, antes de encontrar uma moradia permanente.