quinta-feira, outubro 20, 2005

Só uma única camisinha no cinema desde 1983

Um estudo assinado por 3 médicos, publicado no inglês Journal of the Royal Society of Medicine, acusa Hollywood de apresentar sexo e drogas de maneira irresponsável em seus filmes. A pesquisa analisou 87 filmes lançados depois de 1983 - era pós Aids - todos eles integrantes da lista dos 200 mais de todos os tempos segundo o Internet Movie Database.
Foram encontradas 53 situações de sexo e em apenas uma delas existe a presença de uma camisinha. Os pesquisadores chamam atenção para o fato de que não há no restante dos filmes nenhuma referência as potenciais consequências negativas do sexo praticado sem proteção - gravidez indesejada, Aids ou doenças sexualmente transmissíveis.
O estudo aponta ainda que em 68% dos filmes os personagens fumavam e em 32% ficavam bêbados. O consumo de maconha apareceu em 8% das produções e em 7% havia cenas de uso de outras drogas não-injetáveis. Segundo a pesquisa, a apresentação dessas situações tendeu a ser positiva para o uso de drogas ao não colocar em jogo suas consequências negativas.

Finalmente, os filmes mais condenados pelos 3 pesquisadores foram 'Instinto Selvagem' (1992), 'American Pie' (2001) e a aventura de James Bond 'Um novo dia para morrer' (2002).
Fonte: Media Guardian