quinta-feira, agosto 03, 2006

Carlton em embalagens ilustradas por Francesc Petit

Há alguns anos a propaganda de cigarros foi rigidamente regulamentada, o que restringiu os locais para anúncio desses produtos. As embalagens tornaram-se, então, uma possibilidade para diferenciar as marcas. Exemplo de uma iniciativa dessa natureza é o cigarro Carlton, fabricado pela Souza Cruz, que está lançando uma edição limitada com embalagens especiais. Os pacotes de Carlton agora trazem desenhos do artista plástico e publicitário Francesc Petit, sócio-diretor da DPZ, agência responsável pela publicidade da marca desde 1972.

Ao todo são cinco ilustrações diferentes, que devem ficar no mercado por três meses e trazem desenhos alusivos a períodos artísticos importantes: Surrealismo, Pop Art, Realismo, Arte Moderna e Abstracionismo. Trata-se de uma releitura de trabalhos de artistas como Renè Magritte, Milton Glaser, Piet Mondrian, Edward Hopper e Giogio Morandi. Em todas as gravuras está presente um maço de Carlton estilizado.

Petit conta que esses desenhos foram feitos originalmente para uma campanha desenvolvida por ele para a marca de cigarros na década de 80, que não foi aprovada pelos diretores da Souza Cruz. As imagens ficaram registradas em um caderno dele e só vieram à tona agora.

Petit diz não se incomodar em ver sua arte ocupando o mesmo espaço de imagens como a de uma criança com asma ou uma perna necrosada, de presença obrigatória em todas as embalagens de cigarro.


Em razão da proibição da publicidade de cigarros, todos as ações de marketing da Souza Cruz desenvolvidas pela DPZ são criadas com foco no ponto-de-venda, além de merchandising, promoções e ações de marketing direto.

Atualmente a Souza Cruz tem cerca de 60% do mercado de cigarros no Brasil, do qual é líder absoluta. O Carlton elevou em 5,1% sua participação de mercado no primeiro semestre desse ano, em comparação com o mesmo período de 2005. Agora a marca possui 7,1% de share. Ao todo, a companhia faturou R$ 346,9 milhões nos primeiros seis meses de 2006.


Fonte: MMonline

7 Comments:

At 5/11/08 18:55, Anonymous Anônimo said...

Eu fumo Carlton, mas a nova embalagem é um pé no s#@co, quem o esperto que colocou o fitilho do lado de baixo?, ele não fuma com certeza, senão veria que para abrir agora a caixinha voce acaba rasgando pois o plastico celofane não desliza suavemente para cima como deveria ser e ainda mais que enrosca na ponta chanfrada da tampa.
Vamos combinar Carlton é Carlton como é, e não precisa de designers inventores de moda, e tenho dito

 
At 2/12/08 11:32, Anonymous Anônimo said...

acho que nao existe cigarro no mundo melhor que o carlton, pois nao é fraco nem forto o exato sabor de suavidade e delicioso, eu particularmente gostei da nova caixa é delicada e muito sofisticada e isso de saquinho ou caixinha para né, acho que a carlton deveria fazer uma caixa de ferro super legal e pequena para levar os cigarros na bolsa ou no bolso da calça sem amassar, imagina chegar na balada e o maço do cigarro todo amassado "mico" né rs, mais adoro esse cigarro e é o unico que eu conheço que ainda nao lançou uma caixinha legal que nao amace para levar cigarro, esta sugestao todos que conheço e fumam esse tipo de cigarro tb tem a mesma opniao.

beijos.. helen

 
At 4/12/08 13:15, Anonymous Anônimo said...

olha com relação as novas embalagens mil vezes esta que a padrão assim muitos não o confudem com oe famoso paraguaio EIGHT!!!!!
que até nisso imitarem o design da caixinha de carlton!
outro dia me pediram um cigarro e qndo viram a caixinha "a achei que era eight" pela mor néh!!!!! é mole ou quer mais!!!!
e por falar nisso adorei essa nova do DUNHiLL!!!!!!!
obigado!!!!

 
At 21/12/08 19:51, Anonymous Anônimo said...

o meu comentário e sobre a promoção que vocês fizeram.O intervalo entre as visitas do comprador mistérioso, foi muito longa,e desnecessária, sendo este um dos pontos mais desmontivantes. grata.... Rosangela de Sousa Coelho

 
At 6/9/09 21:17, Anonymous eu said...

alo? tem alguem ai? fumantes que somos (eu sou fumante) ou nao sabemos o mal q o fumo faz. se tem figura legalzinha isso nao faz a menor diferenca na importancia pratica do produto. sejamos espertos galera.. o cigarro tinha q ser taxado de verdade e proibido de fazer publicidade seja ela na modalidade q for.. cigarro faz mal! a maior publicidade do cigarro eh o sucesso de quem fuma! abram os olhos!

 
At 15/9/09 18:04, Anonymous Elisabete said...

Olá gostaria de deixar registrado que achei horrivel este DUNHILL, sou fumante a muitos anos de CARLTON, mas acho que vou deixar de fumar.

 
At 2/12/09 01:24, Anonymous Anônimo said...

gente...acorda...como disse "dona Irene:-eu já fui burra,hoje não fumo mais..." mas eu Emiliana:- "fumar é um prazer,fumando espero..."
A parada da divisão da caixinha é pra gente perceber q o cigarro está acabando...então vc pira mais rápido q antes e se bobiar compra logo dois maços pra garantir...
"pura psicologia comercial!!!" vc é mais animal(fumante dependente quimico" que imagina!!!!

aqui, tem um cigarro ai pra me arrumar?
(emilianags@hotmail.com)

 

Postar um comentário

<< Home